Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis
velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma
rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução
proporcionado pelo modelo. Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwHGhIJk8s7hlBWrPRFzNK-oHHfmj6Qs6ofAqU9uekjFubpRYI6Y71ehnvUwMjmIp8PgNwxVV6tykQdN-JBNxGlNpVeukxg7-Jqcn9C37PBeiA4OL6D3jbua3kEqG-6CsQX2qovQJlEck/s320/Externas+-+Peugeot+508+-+1499.jpg)
pilotado (elemento responsável pela ligação entre o motor e a caixa), proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções de marcha.
Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por conseqüência, há maior economia de combustível, visto que o bloco, nestas condições, não injeta uma gota sequer de gasolina para ser queimada, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria então sendo desperdiçada.
A direção eletro-hidráulica variável permite uma adaptação permanente do esforço a ser realizado, além de facilitar as manobras em baixas velocidades. Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF).
Incorpora, ainda, o Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau.
O 508 se beneficia de um elevado nível de segurança primária, em função de sua estabilidade e também pela adoção de equipamentos específicos (Head Up Display, faróis direcionais bi-xenon, faróis anti-neblina com iluminação estática, entre outros). O modelo é equipado com dois airbags frontais, dois airbags laterais dianteiros, dois airbags do tipo cortina, cinco cintos de segurança de três pontos de ancoragem (com pré-tensionadores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros e laterais traseiros) e duas ancoragens Isofix de três pontos nos lugares laterais traseiros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3HlEJij7tSgRyQITHCkZ-F8_P7pTpKe9WnJTw9Fpsg5YGurMOmhNnVorS3OGYaJ8pZgrwZxyMVhxqRrbK-0Cl6-b6ow5t6STn83tM-GY3UnmGEF-tQerfJV5mDQJm6nGPG8Td-GOzKow/s320/Internas+-+Peugeot+508+-+1327.jpg)
O universo na qual se enquadra o 508 traz tecnologia e uma ampla lista de equipamentos high-tech como: Head Up Display colorido – com informações projetadas numa lâmina translúcida localizada atrás do painel de instrumentos e a Central Multimídia WIP NAV com tela de sete polegadas colorida que oferece uma vista em perspectiva encontra-se integrada ao painel central.
O sistema é também equipado com leitor de CD compatível com MP3, conexão USB e entrada
auxiliar localizados dentro do console central e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.
Este texto foi publicado originalmente na coluna Auto News do Jornal da Paraíba do dia 3 de junho de 2012.
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