domingo, 21 de março de 2010

Outono exige cuidados redobrados com ar-condicionado

O outono começou e, nesta estação, os picos de calor e frio se tornam constantes, o que faz aumentar o uso do ar-condicionado do carro. O liga e desliga pode ser prejudicial ao sistema, caso o motorista não tome alguns cuidados.

De acordo Geraldo Barbosa de Lima Filho, um dos proprietários da Super Ar, empresa de manutenção e higienização de ar-condicionado, o ideal em situações de uso constante é que pelo menos uma vez por semana, antes de desligar o veículo, acione-se o ar quente para secar o sistema de refrigeração e evitar a formação de fungos e bactérias.

“Depois de usar o ar-condicionado é como se deixássemos um pano úmido dentro de uma gaveta fechada, que neste caso é a caixa de ar”, afirma Filho. “Como o local não tem ventilação, com o tempo a umidade pode gerar fungos e bactérias e o ar quente ajuda a combatê-los."

No uso urbano, fechar a entrada de ar externo evita o acúmulo de poeira no sistema. “Mas se for pegar uma estrada, para uma viagem longa, o motorista deve deixar essa entrada aberta para renovar o ar no interior do veículo”, afirma o proprietário da Super Ar.

Mesmo que o motorista tome todos esses cuidados, em cidades com grande índice de poluição, como São Paulo e Rio de Janeiro, a higienização deve ser feita a cada seis meses. “Em carros mais antigos, em que o sistema de refrigeração não utiliza filtros de ar, a limpeza da caixa de ar deve ser ainda mais frequente”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia Automotiva, fabricante de filtros de ar.

Para os filtros, a recomendação é que eles sejam trocados a cada 15 mil quilômetros ou um ano. “O proprietário do veículo sabe que a troca do filtro já passou da hora quando as saídas de ar começam a emitir partículas sólidas, mau cheiro ou quando o ar-condicionado fica ineficiente”, afirma Silva.

A localização do filtro de ar depende da fabricante do veículo e do modelo e, por isso, apesar de simples, a troca deve ser feita por um especialista. “Em um carro popular, a média de preço do filtro de ar é de R$ 40”, diz o supervisor da fabricante de filtros de ar.

Alguns modelos têm um sistema que aguarda de 3 a 5 segundos para religar o sistema de refrigeração, para evitar danos ao compressor do ar. “Mas há veículos que não dispõe deste sistema e ao ligar o carro, o ar liga junto e toda a força do motor é enviada ao compressor, que pode romper com o tempo”, diz Filho. “Um compressor de um carro popular custa no mínimo R$ 1,4 mil.”

Milene Rios Do G1

2 comentários:

  1. Poderia citar a fonte no início do texto e não fazer hotlink das imagens alheias, não?

    ResponderExcluir
  2. Bem, a fonte foi citada, não foi? Onde, deixa que eu decido, ok?
    Quanto às fotos, acho mais honesto usar um hotlink do que simplesmente copiar e colar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade