Finalmente consegui fazer uma medida séria no consumo de gasolina do meu carro. O gasto do meu civic 1.6, 16v, é de quase 12 km com um litro desta nossa gasolina batizada e hidratada que é vendida no Brasil.
Vendo em números não me pareceu exagerado o consumo. Claro que tomo medidas para não haver desperdício como pneus sempre em calibrados e o uso racionado do ar-condicionado. Outra boa dica para economizar achei numa matéria da 4 Rodas. Segundo a revista, os carros têm uma velocidade máxima antes de começar a forçar o motor.
Assim, carros 1.0 começam a forçar o seu motor aos 60 km/h, carros 1.6 aos 70km/h. Ao passar este 'limite de velocidade', o carro passa a consumir progressivamente mais. Logo, eu procuro não forçar as marchas nem passar dos 70 km/h. Claro que diversas vezes eu faço uso do motor para arrancar ou ultrapassar, mas não deixo que isso se torne a regra.
Fico imaginando se a inclusão e uso de Gás veicular (GNV) faria grande diferença no fim do mês, mas, como o preço médio do kit dividido alto, usando a economia que eu teria comprando gasolina para pagar o kit levaria muito tempo para começar a economizar. Isso porque eu rodo no máximo 500 km por mês.
Um vídeo achado na Internet dá dicas que eu já uso como a clibragem de pneus, troca de filtros de ar e óleo, a redução de peso com a retirada do que não precisa ficar no carro como malas e outras coisas que acabamos juntando dentro do carro. Mas o vídeo sugere mais. Ele dá a idéia de substituir o estepe por um daqueles sprays que vedam e enchem um pneu furado.
Além disso, o vídeo traz uma 'fórmula milagrosa' para reduzir o consumo do carro: a inclusão de acetona no tanque. Claro que eu não testei. Sei lá como é a gasolina do país onde este vídeo foi feito. Aliás, sei lá quem fez esse vídeo! Mas fiquei curioso e vou perguntar para um químico a respeito.
De qualquer forma segue o vídeo (em inglês) abaixo para quem ficou curioso. Mas se liga, não estou recomendando nada, hein?!
Double Your Gas Mileage! 2X - Funny home videos are a click away
"Ele dá a idéia de substituir o estepe por um daqueles sprays que vedam e enchem um pneu furado."
ResponderExcluirConsiderando que a roda não amasse ou haja um estrago maior....
Pra dar essa idéia de trocar o estepe por spray é porque quem fez essa matéria não conhece as ruas e estradas do Brasil, onde perder um pneu ou roda vítima de buracos é a coisa mais fácil!
ResponderExcluirDeve haver algum engano... Eu tenho um Civic 2008 e o consumo urbano varia de 5,1 a 5,9 km/l (gasolina). E a Internet tem _muitos_ comentarios sobre o alto consumo do carro. Acho inadmissivel uma marca como a Honda fazer carros no seculo XXI com este consumo absurdo.
ResponderExcluirOla tenho um Civic 1.7 LX ano 2003, estou achando muito estranho o consumo desse carro, na estrada não tem uma média fixa, pois ja fiz de 13 km por litro até pasmém 19 km por litro, e iusso com carro sempre com no minimo 3 pessoas qd fez 19 km por litro o carro estava cheio e com bagagens.
ResponderExcluirMas na cidade é sempre na casa de 5km por litro o que é muito intrigante, já passei o carro no scanner e não tem nada de errado a unica coisa que acharam estranho porem dentro da normalidade é a sonda lambda que não zera e demonstra trabalhar com uma mistura mais rica, mas o mecânico disse que pode ser o combustivel ruim.
Alguem tem uma luz ai que pode ser?? eu estou a ponto de trocar a sonda pra ver o que vai dar
uia e vc ta achando ruim?
ResponderExcluirseu carro ta com o consumo quase igual de moto!
animal, 5km/l é consumo de moto? afffff... leia primeiro!
ResponderExcluirVinicius disse: Tenho um Honda Civic LX 2003 gasol., minha esposa viaja sempre de Cabreúva a Araraquara(250 km) a 100 km/h e gasta 1/4 do tamque(12,5 litros)média de 18km p/L. já meu filho viaja de Cabreúva a Piracicaba(110 km) a 120 ou 130/h e gasta 1/2 tanque(25 litros)média 4,5 km/L. A economia esta relacionada ao peso do pé do motorista.
ResponderExcluirNossa fiquei "grilado" com a diferença da esposa para o filho! Que pé é esse!! Abraços
ResponderExcluir