quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ford Mustang 2013 vem com equipamento medidor de performance


Os fãs do Mustang gostam de testar o desempenho do seu "cavalo" na pista. E, quando fazem isso, estão exercendo o seu legítimo direito de contar vantagem: eles querem mostrar aos amigos quanto conseguiram fazer de 0 a 100 km/h, ou a distância que levaram para acelerar o carro a 160 km/h.

Para ajudar os motoristas a comprovar suas proezas na pista, o Mustang 2013 traz na versão premium um equipamento de fábrica chamado Track Apps que registra dados como tempo de aceleração, desempenho do freio e força g, mostrados numa tela de LCD de 4,2 polegadas.

"Esses números são o assunto das conversas dos fãs do Mustang. E nós colocamos tudo isso no carro, na palma da sua mão", diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. "Eles não precisam mais procurar no mercado um medidor que, além de custar caro, tem de ser adaptado na coluna A. Tudo isso já vem instalado de fábrica no Mustang."

A tela de LCD do Track Apps fica no painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, e é controlada por um botão de cinco posições na direção. O equipamento recebeu muitos elogios da imprensa e do público quando foi apresentado pela Ford no Salão de Los Angeles, em novembro.

Cereja do bolo

Segundo Jeff Seaman, líder do lançamento do Mustang 2013, o Track Apps é a "cereja do bolo" na experiência de dirigir o carro. "Ler numa revista quanto o carro pode fazer de 0 a 100 km/h é uma coisa. Outra totalmente diferente é você dizer ao consumidor: 'Vá lá e acelere você mesmo'."

O Track Apps dá informações instantâneas ao motorista sobre o desempenho do carro. O acelerômetro mostra a força g do carro puxando da esquerda para a direita. "Se você está acelerando o carro na pista e entra numa curva, você quer saber até onde pode ir antes de perder a tração", explica Pericak. "Isso é medido em força g, que o Track Apps exibe em tempo real."

O cronômetro de aceleração permite ao motorista registrar seus melhores tempos em milhas por hora (0-60, 0-100, oitavo de milha e quarto de milha). Segundo o especialista, é praticamente impossível medir esses dados com precisão usando um cronômetro de mão, ao contrário do que acontece com o equipamento totalmente integrado ao veículo.

Registro de dados

A tela de performance do freio mostra o tempo de frenagem nas distâncias de 60-0 ou 100-0 milhas por hora. "No mundo da alta performance, nós somos julgados pela distância que o carro leva para parar a partir de uma certa velocidade", diz Pericak. "Esse é um dos parâmetros avaliados quando você quer saber se um carro é bom ou não."

Na área de Resultados, o motorista pode conferir na tela os seus melhores tempos. Ele também pode rever os últimos resultados e os registros de aceleração e frenagem. "Quando alguém compra um Mustang, faz uma compra emocional", diz Pericak. "As pessoas compram o carro pelo seu desempenho, pelo que ele representa e pela emoção que esperam ter ao dirigí-lo."

Da assessoria

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