segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Máquinas de matar

Peço licença aos leitores para mudar um pouco o foco desta coluna que traz normalmente algum lançamento do mundo automobilístico e belas fotos das grandes máquinas que chegam todos os dias ao mercado. Hoje vou tratar de um assunto sério. Vou falar de segurança.

Há tempos que cobra dos motoristas e donos de automóveis que se tenha cuidado, que se sigam as leis. Leis, aliás, que ficam cada vez mais duras, como nos casos da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e da nova Lei Seca. Não, estas leis não estão erradas. Elas têm seus motivos de existir.

Mas a minha reclamação vem da falta de uma contra partida. A indústria nacional de veículos está produzindo verdadeiras máquinas de matar motoristas e passageiros. Carros sem itens de segurança como freios ABS e Airbags, que reduzem, e muito, os danos sofridos em caso de acidentes.

Fico pasmo ao pensar que tais itens já existem há tempos, já são obrigatórios em muitos países e aqui no Brasil, onde somos adoradores de carros, não. Para aumentar o lucro, as fábricas oferecem essas peças como opcionais e os demais carros ficam sem. Imagine que a indústria já foi capaz de criar mecanismos que garantem a sobrevivência dos ocupantes de um carro, mas por questão de economia, não os aplicam.

Digo isso com base em vários estudos já feitos e que comprovam a eficiência dos Airbags em caso de batidas frontais, assim como a importância do freio ABS, que, por meio de um circuito eletrônico, impede o travamento das rodas em situações de frenagem e possibilita a mudança de tragetória mesmo com os freios acionados.

Por outro lado, temos consumidores que aceitam este tipo de carro. Aceitam pagar caro por veículos incompletos. Carros que dificilmente seriam aceitos em outro país da forma que ele é vendido por aqui. Não é segredo que os carros produzidos no Brasil, quando exportados, já vão com todos os itens de segurança incluídos “de série”.

O governo também não fica fora nisso. Ora, se a indústria automobilística cobra isenção de impostos do governo para manter seu lucro, por que o governo não exige a inclusão destes itens mínimos de segurança nos carros brasileiros? Por que é que somente os usuários têm deveres e obrigações? 

ABS
Até o ano de 2014 todos os carros vendidos no Brasil terão que ter ABS. Hoje, um em cada quatro novos modelos produzidos no mundo traz o Antilock Brake System. Segundo estudos de especialistas, se todos os carros novos tivessem o sistema de freios cerca de 10% dos acidentes de trânsito seriam evitados. O sistema existe desde 1978.

A vantagem do ABS
Em um veículo com Antilock Brake System, você pode frear e virar o carro ao mesmo tempo. Se frear com muita força, e as rodas ameaçarem travar, o computador do ABS aciona uma série de eletroválvulas que liberam a pressão de fluido dentro dos elementos do freio. Isto é feito muitas vezes por segundo, garantindo que a roda freie, mas que gire em todo o momento.



Airbags
Em caso de uma colisão, o cinto de segurança impede que o corpo do condutor seja lançado para a frente e airbags são projetados para suavizar qualquer impacto que o cinto não impeça. O National Highway Traffic Safety Administration calcula que mais de 30 mil vidas foram salvas por airbags desde 1987. Em colisões frontais, airbags reduzem as taxas de mortalidade em até 32%.

*Texto publicado na coluna Autonews da edição de 18 de novembro de 2012 do Jornal da Paraíba.

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