quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mitsubishi apresenta o iMiEV no Salão de São Paulo

Os veículos elétricos já são uma realidade nas ruas e avenidas de todo o mundo e tornam-se, a cada dia, uma nova referência em tecnologia, sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. A Mitsubishi Motors é a pioneira nesse segmento e foi a primeira a produzir um veículo 100% elétrico, em série, o iMiEV, em 2009.

De lá para cá, mais de 30.000 unidades já foram vendidas em países da Europa, no Japão e Estados Unidos. No Brasil, algumas unidades do Mitsubishi iMiEV já circulam por grande capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A linha 2013 ganha muitas novidades, a começar pelo Miev Remote System, que une a alta tecnologia com a praticidade. Com um controle remoto, é possível programar a hora de recarga, aproveitando o período de menor consumo de energia no país. Mas não é só isso. O sistema permite programar o acionamento do ar condicionado e o aquecimento do veículo. Bom para os dias muito quentes ou muito frios, já que pode deixar o carro na temperatura certa na hora de sair de casa.

E para quem ainda tem dúvidas sobre o desempenho, esse elétrico tem uma potência máxima de 49kW (69 cv) e conta com torque de 196 Nm (20 kgf/m) a partir de 01 RPM, além de atingir até 130 km/h. A autonomia é de 180 quilômetros, suficiente para rodar durante o dia nas grandes cidades.


O conjunto de baterias de lítio está estrategicamente posicionado sob o assoalho e fornecem uma tensão de corrente contínua de 330 Volts. Ao todo, são 88 células de lithium-ion conectadas em série, tendo cada uma delas 3,75 V e 50 Ah.

O ganho ambiental que o iMiEV proporciona é muito grande. Além de não emitir nenhum tipo de poluente para a atmosfera, é totalmente silencioso, não gerando a poluição sonora.

Tomada de casa
O Mitsubishi iMiEV não necessita de nenhum tipo de adaptação ou instalação especial para ser carregado. A carga da bateria pode ser feita em uma tomada residencial, a mesma usada para carregar o celular ou ligar o microondas, por exemplo. E pode ser tanto 110v, como 220v.

O veículo também pode ser “abastecido” em carregadores rápidos, chamados de quick chargers, que carregam 80% da bateria em até 30 minutos. No Brasil, a cidade de São Paulo já tem um deste tipo, instalado no campus da USP (Universidade de São Paulo).

Conforto em todos os detalhes
O Mitsubishi iMiEV traz todo o DNA da marca dos três diamantes em cada detalhe de conforto, sofisticação e segurança.

O veículo é equipado com o moderno sistema multimídia Power Touch, com tela touch screen de 7”, GPS em português com 1.250 cidades mapeadas, entrada para CD / DVD player e USB, conexão com iPod / iPhone, MP3, Bluetooth com viva-voz e rádio AM / FM.

O veículo ainda tem controle keyless de última geração, direção elétrica, ar condicionado automático, aquecedor, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas. Para as famílias com crianças pequenas, o iMiEV possui o sistema Isofix, para facilitar a fixação das cadeirinhas, obrigatórias em todo o país.

Tecnologia de ponta
A alta tecnologia está presente em todos os detalhes do iMiEV. Durante as reduções de velocidade, o veículo capta a energia cinética gerada através das rodas e a transforma em energia elétrica para recarregar a bateria. Um ganho extra para o meio ambiente.

No console, a alavanca de câmbio tem três posições: Drive, Economy e Brake. Quando o motorista opta pela Drive, todo o torque fica disponível e o nível de regeneração de energia é o menor possível para manter o conforto durante a condução do veículo. Em Economy, o torque se torna restrito e a regeneração da bateria é média, visando economia de energia, enquanto na posição Brake o torque e a regeneração da bateria chegam ao máximo, sendo esta posição da alavanca ideal para uso em descida de serra, por exemplo, já que reduz o uso dos freios e aproveita ao máximo a energia cinética para recarregar a bateria.

No painel, além do velocímetro, odômetro, indicador de autonomia e de carga da bateria, o motorista pode acompanhar se o veículo esta consumindo ou armazenando energia em seu deslocamento

Segurança em primeiro lugar
Para garantir a máxima segurança do motorista e passageiros, o iMiEV é equipado com os mais modernos sistemas. Uma das novidades é o ASTC (Active Stability Traction Control), o controle ativo de estabilidade e tração, que garante mais aderência nas curvas e pisos escorregadios.

Os freios são equipados com 4-ABS e EBD + BAS (Brake Assist System), que garantem uma frenagem com total controle e segurança. Além disso, o iMiEV é equipado com o Brake Override System, um sistema de segurança complementar que atua quando o freio é acionado, desabilitando o acelerador automaticamente. O TPMS (Tire Pressure Monitoring System) monitora a pressão de cada um dos pneus, indicando quando é o momento de calibrar o conjunto.

Para uma segurança interna ainda maior, o Mitsubishi iMiev é equipado com o sistema Full Airbags: frontais, laterais e de cortina. Além disso, o veículo foi projetado e construído com o sistema RISE de deformação controlada e absorção de impactos.

Em caso de colisão e abertura dos airbags, o sistema inteligente do carro automaticamente desliga as baterias do veículo, evitando qualquer risco para os passageiros ou pessoas ao redor.

Os pedestres também estão mais seguros. O iMiEV possui uma luz de segurança na parte frontal (DRLS - Daytiming Running Light System), que fica constantemente acesa para chamar mais atenção, já que o veículo não emite o som do motor, característico dos modelos convencionais. Outro quesito de segurança para as pessoas é o Approaching Vehicle Audible System, sistema que emite um ruído para avisar o pedestre da aproximação do veículo. Esse sinal sonoro é emito com o veículo até 35 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade