Em um momento histórico para a marca, o único SUV compacto do mercado nacional chega com um visual ainda mais robusto no novo modelo 2013
Versátil, leve e compacto, o Jimny é um 4x4 de personalidade e preparado para encarar diferentes tipos de terrenos. São 43 anos de sucesso, em 188 países, e mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas no mundo.
Além do design 2013, o novo Jimny traz mais uma novidade. "Em um momento histórico para a Suzuki no Brasil, o Jimny será o primeiro veículo da marca com produção local", afirma Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
O modelo 2013 traz frente com maior volume, scoop no capô e os desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira que deixam o visual do carro ainda mais off-road e robusto. As rodas de liga leve, aro 15´´, recebem aplicação da cor grafite e completam o design do único 4x4 compacto do mercado brasileiro.
Na parte interna, mudanças no formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e portas. O conjunto de som inclui rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.
Leve e fácil de dirigir em qualquer terreno, este 4x4 de personalidade única está disponível em várias versões: o Jimny 4ALL e os dealer options Jimny 4WORK, Jimny 4SPORT e o Jimny 4SUN, com teto solar panorâmico. Na cidade, no campo, no trabalho ou para quem gosta de encarar uma trilha off-road, o Jimny é o parceiro ideal para diferentes estilos de vida.
Desempenho
O Jimny possui o motor em alumínio, movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm e transmissão manual de cinco marchas. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo. Além disso, traz ótimo desempenho peso/potência ao entregar 12,82 Kg/cv.
A tecnologia do comando de válvulas variável (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.
A Tração 4x4 off road com reduzida contempla um moderno sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico, assim é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no controle do painel. O que torna possível optar entre os modos 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4x4 com reduzida. Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.
A suspensão independente Trilink com eixo rígido e molas helicoidais, na dianteira e na traseira, garante reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do Jimny.
Para encarar qualquer situação fora de estrada, o novo Jimny conta com uma construção de carroceria sobre chassi heavy duty para maior robustez e durabilidade do veículo. Além disso, contempla ótimo desempenho off-road com apenas 1.060Kg.
Segurança e praticidade
O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.
Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSPV) faz o controle de frenagem e direção mais eficiente.
No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.
A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção estável e segura.
Versatilidade para todos os tipos de terreno
O Jimny é o único SUV compacto no Brasil e ideal para uso na cidade, em áreas rurais ou nos passeios off-road aos finais de semana. Um 4x4 de personalidade que, mais que um carro, está aliado ao estilo de vida alegre, aventureiro e descontraído de seus consumidores.
Prático, econômico e ágil para o uso urbano, o novo Jimny possui um raio de giro de apenas 4,9 metros que auxilia manobras até nas menores vagas. Um legítimo SUV, que traz maior visibilidade e segurança por deixar o motorista em uma posição alta para dirigir. Mais um benefício para as grandes cidades, que estão com as faixas das vias de transporte cada vez mais estreitas, são as reduzidas dimensões do Jimny.
Os engenheiros, veterinários, produtores e profissionais rurais também podem contar com a tração 4x4 com reduzida do Jimny. Preparado para o dia a dia do campo, o Suzuki Jimny traz excelente altura livre do solo, encara obstáculos com inclinação lateral máxima de 42º, pode vir equipado com pneus MUD (dealer option) para melhor aderência na lama e com engates traseiro e dianteiro para facilitar a manobra de carretas.
O Jimny é o 4x4 de personalidade, compacto e versátil e está sempre pronto para curtir um final de semana fora de estrada. Aliado a um estilo de vida, é o parceiro ideal para todas as aventuras.
O novo modelo recebe opção de seis cores regulares de produção e outras cinco cores especiais sob encomenda (Cores regulares: Prata Imperial, Preto Class, Branco Alaska, Vermelho Race, Verde Amazônia e Verde Tropical. Cores especiais: Amarelo Solar, Roxo Ipê, Laranja Fun, Rosa Croma e Azul Pacífico).
Da assessoria
É Maurício, não ta fácil pra ninguém... E ainda vem uma Suzuki vender um "carro" que já é nacional, pelo preço de um Hatch Luxo (que já é caro comparado ao resto do mundo) e com tudo/nada de 1.0 tem nem airbag quem dirá abs e ebd... E olha que já é quase 2014.. Não sei nem como a Suzuki não pensou em ir embora de novo.. Um abraço para todos nos Brasileiros, estuprados diariamente pelas altas taxas e criminalidade.
ResponderExcluir