A Volkswagen resolveu fazer a pré-estreia mundial da nova geração do Santana na Alemanha. O carro será produzido pela Shanghai Volkswagen Automotive, na China, e ganhou a plataforma do Polo. Por enquanto, o principal alvo do lançamento
é o mercado chinês. Isso porque a geração passada do Santana, que foi vendida
no Brasil entre 1984 e 2006 é o automóvel
mais vendido da China, com quase quatro milhões de unidades vendidas.
Mas há quem aposte que o novo Santana possa chegar ao mercado brasileiro em 2013,
para aposentar o Polo. O novo sedã VW concorreria com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan. Ficando entre o Voyage e o Jetta no portfólio brasileiro. Na Europa, onde o modelo deve estrear também em 2013, o
carro será oferecido sob as marcas Skoda e Seat.
O Santana foi totalmente refeito sob o novo estilo da marca Volkswagen.
Ele traz um conceito de espaço inteligente, em que distância
entre-eixos de 2,6 m cria espaço visivelmente maior para os joelhos e
traz um porta-malas de 480 litros de capacidade.
Na China, o Santana está disponível nas versões
Trendline, Comfortline e Highline. O modelo vem equipado de série com ABS, airbags frontais, laterais e de
cabeça, programa de estabilização eletrônica, ar-condicionado
automático, teto solar elétrico, rodas de liga leve e sensores de
estacionamento.
O Santana vem equipado com motores de alumínio naturalmente aspirado de
quatro cilindros e 16 válvulas a gasolina. A versão 1.4 tem 90 cavalos
de potência e consumo médio de 16,9 km/l, enquanto o 1.6 tem 110 cv e
consumo de combustível médio de 16,6 km/l. Na comparação com a geração
anterior, o consumo e o nível de emissões de CO2 foram reduzidos em até
28%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário