sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Venda de carros importados cai 41,2% em outubro




As vendas de veículos importados no País caíram 41,2% em outubro, na comparação com setembro, segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). As 27 marcas associadas à entidade encerraram o mês passado com 13.264 unidades emplacadas, ante 22.569 entregues em setembro. Na comparação com outubro de 2010, as vendas de importados aumentaram 25,6% este ano.

De janeiro a outubro, as vendas acumulam alta de 98,3%, com um total de 165.114 importados comercializados. No mês de outubro, a participação dos importados no total de veículos vendidos no País caiu para 5,03%, ante 7,69% em setembro. De janeiro a outubro, a fatia das associadas à Abeiva no mercado interno brasileiro foi de 5,92%. 

A entidade projeta encerrar o ano de 2011 com 200 mil unidades emplacadas, ou seja, com vendas de 35 mil unidades nos meses de novembro e dezembro. A queda nas vendas de outubro foi atribuída ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados.

De acordo com o comunicado distribuído pela Abeiva, no primeiro momento após a decisão do governo, houve uma corrida às concessionárias de importados, mas as empresas associadas sentiram “duro golpe” no início do outubro. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha suspendido a aplicação imediata da medida, as empresas não tiveram tempo para se programar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade