Que os SUVs são uma mistura de carro urbano com carro de campo todo mundo já sabe. Outra coisa que todo mundo já sabe é da importância que este tipo de veículo dá à elegância. Mas o que os donos deste tipo de automóvel aprenderam com o uso é que normalmente a potência é sacrificada em nome da economia neste tipo de crossover.
Aliás, quase todos os donos de SUV, porque quem tem um Honda CR-V pode até reclamar do consumo, até 9,5 km/l na cidade, mas o carro responde ao pisar do acelerador bem mais fácil que outros concorrentes, que primam pela economia.
A resposta rápida dá segurança ao motorista mesmo não sendo o carro com mais cavalos da categoria. A relação entre aceleração e trocas de marchas no Honda garantem que os 150 cavalos do motor 2.0 de 16 válvulas trabalhem para o carro deixar seus concorrentes comendo poeira.
E por falar em poeira, passando por buracos em estradas de terra deve ser a única situação em que os passageiros não ficam confortáveis dentro de um CR-V. Isso porque a suspenção dura do carro, que ajuda a manter a estabilidade, transfere os eventuais solavancos dos pneus, de 16” na versão 4x2 e de 17” na 4x4, direto para quem está dentro o veículo.
Tirando isso, o carro trás inúmeros itens de conforto, dos quais eu aponto aqui como principais a abertura direta para a mala, que tem 1011 litros de capacidade, a possibilidade de inclinar os bancos traseiros sem comprometer o espaço das pernas dos passageiros e encosto de braços para motorista e passageiro da frente.
Entre os itens de segurança estão o sistema de estabilidade do veículo assistida e 6 airbags na versão 4x4, direção elétrica com controle automático de peso, freios ABS, 5 cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador e barra lateral de proteção.
Os preços são a partir de R$85.700,00, na versão CR-V LX 4x2 2011/2011, mas podem superar os R$ 102 mil na versão 4x4.
* Texto publicado originalmente na coluna Autonews do Jornal da Paraíba de 3 de julho de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário