As vendas de veículos de passeio e comerciais leves (tipo picape) registraram números recordes na Paraíba em 2012, segundo informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com um total de 41,330 mil unidades comercializadas no ano passado, o Estado apresentou uma alta de 6,25% sobre o ano anterior (38,898 mil), variação atribuída por empresários do setor à redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciado em maio do ano passado. O último recorde de vendas havia sido em 2010, quando a Paraíba somou 39,260 mil veículos vendidos. No país, a alta foi de 6,1%.
Além do IPI reduzido e dos novos modelos que chegaram ao mercado, o recorde é interpretado pelo diretor regional da Fenabrave-PB, Paulo Guedes, como reflexo da nova realidade dos consumidores paraibanos de outras classes sociais como, por exemplo, a classe C tem hoje maior capacidade financeira, o que permite a aquisição de veículos, "As classes A e B conseguem trocar de carro com mais frequência, comprando inclusive modelos de maior valor agregado”, justificou o diretor.
Para 2013, as expectativas são de altas vendas em virtude desse poder aquisitivo da população. “O mercado deve continuar com um ótimo desempenho este ano, até porque muitas concessionárias ainda estão com o estoque do ano passado, que seguem com o IPI reduzido”, completa Paulo Guedes.
Na concessionária Autovia ainda é possível encontrar alguns modelos com os preços de 2012, apesar da alta demanda do último mês. O gerente Fábio Moura diz que "dezembro foi o melhor mês do ano, porque além da redução total do IPI ainda contamos com o pagamento do 13° salário e estamos com alguns modelos que foram faturados até dezembro e se mantêm com os preços mais baixos”, contou, afirmando que 1,860 mil unidades foram vendidas na concessionária em 2012 sobre 1,490 mil no ano anterior (variação de 24,8%).
Segundo a Fenabrave-PB, o segmento de carros elevou 15,31% suas vendas em dezembro em relação ao mês anterior, saindo de 3,415 mil vendas e chegando a 3,938 mil. Já na comparação com o último mês de 2011 essa variação chegou a 13,29%, quando foram totalizadas 3,476 mil vendas de autos e comerciais leves.
Entre as marcas que alavancaram a procura no último ano estiveram a Fiat e a GM, que, com participações de 23% e 22,9%, respectivamente, disputaram o mercado paraibano carro a carro. “Nossa aposta é que 2013 traga resultados ainda melhores”, finalizou Fábio.
Segundo ainda o ranking da Fenabrave, a Volkswagen com 20,26% ficou na terceira posição e próximo às duas marcas líderes do mercado paraibano. Já as demais, como Ford (7,72%), Renault (6,50%), Toyota (4,29%), Nissan (3,89%), Hyundai (3,02%) e Honda (2,11%) completam a lista das concessionárias de maior representatividade em 2012.
O gerente da concessionária Brazmotors, Luciano Dantas, não pensa diferente.
“Estaremos com uma disponibilidade de modelos bem maior em 2013 e a expectativa é que isso motive ainda mais as vendas, que já foram acima do esperado no segundo semestre do ano passado”, comentou, apontando os meses de agosto e dezembro como os melhores em vendas no último ano.
De Hallita Avelar
Do Jornal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário