domingo, 15 de abril de 2012

Avalon, a nova cara da Toyota


Sempre com carros que passam o sentimento de tradição e confiabilidade, os carros da Toyota acabaram também com a fama de sérios. Fama que os japoneses da maior fabricante de automóveis do Japão querem deixar para trás.

A Toyota anunciou que vai reformular seu departamento de pesquisa e desenvolvimento a fim de dar mais liberdade aos engenheiros e designer na criação de novos projetos, visando modelos mais ousados e arrojados.


O modelo que mais se aproxima dessa nova filosofia é o recém-renovado sedã Avalon, apresentado neste mês no Salão do Automóvel de Nova York. Sua frente ficou mais agressiva com faróis puxados e menos detalhes cromados.

O formato mais aerodinâmico propícia menor arrasto, menor ruído interno, maior economia de combustível e consequente menor emissão de poluentes. A traseira possui lanternas com LEDs unidas por um friso cromado. A tampa do porta-malas foi reduzida por causa da curvatura do teto.

O interior do Toyota Avalon 2013 está mais espaçoso, bem como o porta-malas ganhou mais volume. O painel ficou muito mais sofisticado e com visual limpo, trazendo como destaque uma tela sensível do toque de 7 polegadas.

O volante multifuncional ficou muito mais agradável. Se você quer algo semelhante entre os dois, pelo menos visível, note o dispensável comando do piloto automático, o mesmo presente em quase todos os modelos da Toyota e Lexus.

ESP, TCS, ABS, alerta de ponto-cego, frenagem pré-colisão, 10 airbags, ar condicionado com três zonas de climatização, bancos aquecidos e refrigerados, entre outros, fazem parte do novo Avalon.

A nova filosofia de design da empresa vai privilegiar mais a forma, mantendo a função e a eficiência. A fabricante deve conceder maior autonomia aos engenheiros, simplificando o processo de definição de design por meio da redução do número de pessoas envolvidas na avaliação dos novos projetos.

Até aqui, toda e qualquer mudança no design era submetida à análise de até cem executivos. O que tornava o conceito e estética muito mais padronizada e “segura”, mas o processo lento demais .

A partir de agora, a divisão de engenharia da marca terá de utilizar peças padronizadas em diferentes modelos. A empresa vai também repassar parte das atividades de pesquisa e desenvolvimento às suas filiais em países emergentes, onde as equipes da empresa poderão projetar modelos voltados para os gostos dos consumidores locais.

A Toyota quer se reinventar depois de viver três anos desastrosos, marcados pela crise econômica global de 2008, numerosos recalls de seus produtos nos Estados Unidos em 2009 e, mais recentemente, pelos terremoto e tsunami do Japão e enchentes na Tailândia, que paralisaram por alguns meses a produção da empresa em parte da Ásia.

 Texto originalmente publicado no Jornal da Paraíba de 15 de abril de 2012

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