segunda-feira, 4 de junho de 2012

Peugeot 508 chega ao Brasil

Chegou ao mercado brasileiro o 508, o sedã grande da Peugeot. Com esse novo modelo, a marca volta a atuar de maneira forte no segmento D, que cresceu mais de 50% em 2011. Em seu motor, o 508 recebe o powertrain que equipa o crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ, com 165cv de potência. Referência em tecnologia, o motor Turbo High Pressure (THP), fabricado com bloco em alumínio, é leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW. O modelo custa R$ 119.990,00.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis
velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma
rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução
proporcionado pelo modelo. Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é
pilotado (elemento responsável pela ligação entre o motor e a caixa), proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções de marcha.

Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por conseqüência, há maior economia de combustível, visto que o bloco, nestas condições, não injeta uma gota sequer de gasolina para ser queimada, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria então sendo desperdiçada.

A direção eletro-hidráulica variável permite uma adaptação permanente do esforço a ser realizado, além de facilitar as manobras em baixas velocidades. Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF).

Incorpora, ainda, o Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau.

O 508 se beneficia de um elevado nível de segurança primária, em função de sua estabilidade e também pela adoção de equipamentos específicos (Head Up Display, faróis direcionais bi-xenon, faróis anti-neblina com iluminação estática, entre outros). O modelo é equipado com dois airbags frontais, dois airbags laterais dianteiros, dois airbags do tipo cortina, cinco cintos de segurança de três pontos de ancoragem (com pré-tensionadores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros e laterais traseiros) e duas ancoragens Isofix de três pontos nos lugares laterais traseiros.


O 508 será comercializado em versão única de acabamento e com quatro opções de cores (Branco Nacré, Preto perla nera, Cinza alumínio e Cinza Haria). O modelo é produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China.

O universo na qual se enquadra o 508 traz tecnologia e uma ampla lista de equipamentos high-tech como: Head Up Display colorido – com informações projetadas numa lâmina translúcida localizada atrás do painel de instrumentos e a Central Multimídia WIP NAV com tela de sete polegadas colorida que oferece uma vista em perspectiva encontra-se integrada ao painel central.

O sistema é também equipado com leitor de CD compatível com MP3, conexão USB e entrada
auxiliar localizados dentro do console central e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro.

Este texto foi publicado originalmente na coluna Auto News do Jornal da Paraíba do dia 3 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade