sábado, 29 de outubro de 2011

Saiba tudo sobre o Nissan Leaf


O Nissan Leaf, primeiro carro produzido em larga escala 100% elétrico, anuncia uma nova era de mobilidade – a era de emissão zero. Diferentemente de veículos equipados com motor de combustão interna, o sistema de transmissão do Leaf não possui tubo de escape e, portanto, nenhuma emissão de CO2 ou outros gases de efeito estufa.

Desenvolvido com chassi movido a bateria de íon de lítio, possui autonomia de 160 km com uma única carga (de acordo com dados da US EPA City Cicle), capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. O pacote de bateria íon de lítio avançado contém uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.

O Leaf é um hatch de porte médio com cinco lugares confortáveis, motor CA síncrono de grande resposta (80 kW) que gera 107 cv e um torque de 28,5 kgfm. Oferece 100% de seu torque desde o início, proporcionando aceleração suave e consistente, com sensação de condução semelhante à de um motor V6 convencional.

É um "carro de verdade", que não emite poluentes, acessível e com autonomia de carga suficiente para as necessidades urbanas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Leaf é comercializado por US$ 32.700, sem contar os descontos proporcionados pelo governo local que está incentivando o carro elétrico tanto para a indústria quanto para o mercado.

O Nissan Leaf é a incorporação da visão inovadora da marca em relação ao futuro e a décadas de investimentos e pesquisas. A companhia tem uma abordagem holística para o modelo de negócios do veículo elétrico, o que significa pensar em longo prazo e estar orientada a definir alianças e parcerias que tornam viável sua comercialização. Para isso, programas de mobilidade com emissão zero foram firmados com governos locais e instituições privadas de países como Reino Unido, Portugal, Japão e Estados Unidos, no total de mais de 30 parcerias no mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo, foi a primeira a assinar um termo de compromisso para estudar a implantação de uma rede de recargas para este tipo de automóvel.

Fabricado atualmente em Oppama, no Japão, ele terá a produção em Smyrna, Tennessee, EUA, em 2012. Enquanto isso, baterias de íon lítio estão sendo produzidas em Zama, Japão, com produção adicional planejada para EUA, Reino Unido e Portugal, e outros locais para investimento estão em estudo no mundo.

Lançado em 2010 no Japão, EUA e em alguns países da Europa, o Nissan Leaf revolucionou o conceito de mobilidade e marcou uma nova era para a indústria automotiva. Neste ano, conquistou o principal reconhecimento do setor automotivo, o prêmio “Carro do Ano 2011” nos EUA, além do “Carro do Ano” na Europa e o “Top Safety 2011”.


Especificações técnicas

O estilo diferenciado do exterior do Nissan Leaf é caracterizado por um design em forma de V vertical acentuado, longos faróis dianteiros de LED inclinados para cima com uma aparência refletiva interna azul. Os faróis dianteiros dividem e redirecionam o fluxo de ar dos retrovisores externos, reduzindo o ruído do vento. Uma antena localizada no teto com emissão de vórtices inovadora é um dos muitos elementos de design utilizados para auxiliar a reduzir o ruído do vento.

Outros recursos de redução de ruído incluem um motor silencioso do limpador do pára-brisa, um design do pára-brisa de isolamento sonoro e um sistema motor-mounting de isolamento duplo. Os faróis dianteiros consomem cerca de 50% da eletricidade de faróis de halogênio convencionais.

O exterior utiliza ainda um aerofólio traseiro padrão, carroceria inferior plana com difusor traseiro e faróis traseiros de LED em formato aerodinâmico. O ponto de recarga fica escondido sob uma pequena porta localizada na dianteira do veículo. O design hatch de 4 portas também possui maçanetas de cromo, retrovisores externos aerodinâmicos e um ambiente interno luminoso. As rodas de liga de alumínio aro 16 e cinco raios com pneus Bridgestone Ecopia P205/55R16 são itens de série.

O Nissan Leaf tem uma vantagem em que a força de frenagem é utilizada para alimentar novamente a bateria, ao invés de desperdiçá-la como em um veículo tradicional. Ao acionar os freios ou reduzir a velocidade tirando o pé do acelerador, o motor elétrico atua como um gerador elétrico, convertendo a energia que seria de outro modo desperdiçada em energia da bateria. Para aumentar a frenagem regenerativa, há uma configuração de modo Eco controlada pelo motorista, que também pode ser usado para reduzir o ar-condicionado e, assim, melhorar a autonomia ao dirigir em áreas urbanas.

O espaçoso interior do Nissan Leaf oferece um design agradavelmente moderno com painel e iluminação de luzes azuis, console central piano “flutuante” preto e bancos traseiros bipartidos 60/40 dobráveis. O tecido dos bancos é parcialmente feito de materiais reciclados. Os materiais reciclados são utilizados também para o acabamento das portas traseiras, acabamento do teto, carpete e uma série de outros elementos interiores, tais como os painéis das portas e a tampa do compartimento do console central. A interface exclusiva EV-IT utiliza o sistema CARWINGS conectado a um centro de dados global (sem custo adicional por 36 meses).

O painel digital inclui um velocímetro, indicador de temperatura da bateria, medidor de energia, medidor de energia restante, indicador de nível de capacidade, um display de autonomia e Eco indicator. O monitor padrão exibe ainda a “área de alcance”, bem como uma seleção das estações de carregamento próximas.
Os motoristas do Nissan Leaf poderão utilizar telefones celulares com acesso à web para ligar o ar-condicionado e configurar funções de recarga remotamente, mesmo quando o veículo estiver desligado. Um timer de bordo controlado de forma remota também pode ser programado para iniciar a recarga.

Os sistemas de segurança do Nissan Leaf incluem seis airbags, sistema de freios ABS nas quatro rodas, sistema VDC e Sistema de Controle de Tração (TCS).

O Nissan Leaf é oferecido em dois modelos: SV e SL. O Leaf SL inclui um aerofólio com painel solar fotovoltaico que suporta recarga de bateria de 12v para acessórios de carro, farol de neblina, faróis dianteiros automáticos, tampa do bagageiro e mais. Estão disponíveis cinco cores externas: Pérola Glacial, Azul Oceano, Prata Brilhante, Super Preto e Vermelho Cayenne. O sistema de Navegação Nissan, XMÒ Satellite Radio (XMÒ exige assinatura, vendido separadamente) e o Sistema de Telefone Hands-Free BluetoothÒ são itens de série. O Leaf SL vem com Monitor Retrovisor e Transceptor Universal HomeLinkÒ que também são itens de série.

Da assessoria

Um comentário:

  1. No Brasil menos de 20% dos veículos possuem freios ABS, já nos Estados Unidos, no Japão e em países da Europa acima d 70% utilizam o novo sistema. Porque ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade