sábado, 30 de abril de 2011

Atenção aos detalhes é o segredo do novo Fiat Bravo


Tecnologia, potência e esportividade são as armas usadas pela montadoras para conquistar os consumidores de hatches médios. O Bravo, da Fiat, exemplifica bem isso com seus recursos de integração homem/maquina cada vez mais desenvolvidos. A Capital Fiat emprestou à Auto News um Bravo Essence de câmbio mecânico com motor 1.8 e 16v Flex.

O Bravo tem um ótimo acabamento interno com detalhes cromados e textura que imita fibra de carbono. O Design externo dá a impressão ao carro de ser mais baixo do que realmente é, mas o espaço interno, principalmente nos bancos dianteiros é muito bom.

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Na tecnologia estão a integração de gadgets e telefones Bluetooth com o rádio com os comandos que podem ser dados através de botões no volante ou através de comandos de voz. Há ainda o piloto automático e a regulagem eletrônica do ar-condicionado que se ajusta automaticamente às condições externas, como sol ou sombra.

O carro ainda pode ser equipado com faróis de xenon, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, sistema de navegação por satélite Radio NAV, sensores crepuscular e de chuva, rodas de 18 polegadas, bancos revestidos parcialmente em couro e cinco airbags. A direção é eletrônica e tem ainda a função City, que a deixa ainda mais leve.

O Bravo aposenta o Stilo e já tem duas opções de motorização. As versões Essence e Absolute contarão com o motor 1.8 16V eTorQ, que rende 132 cv e torque máximo de 18,9 mkgf com etanol. Se a escolha for pela gasolina, os números são de 130 cv e 18,4 mkgf.

Já o motor 1.4 Turbo, que está presente também na versão esportiva do Punto, equipa o Bravo T-Jet. O conjunto entrega 152 cv e um torque máximo de 21,1 mkgf, manifestado entre 2250 rpm e 4500 rpm. Esta versão tem ainda câmbio manual de seis marchas, ou o Dualogic com “borboletas” na direção.

Função overbooster

A Fiat instalou no T-Jet um botão que, quando acionado, endurece a direção e aumenta o tempo de abertura da borboleta. Com isso, a sobrepressão na turbina do motor aumenta de 0,9 bar para 1,3 bar e o torque eleva para 23,0 mkgf na faixa de 2.000 rpm até 4.000 rpm.

* Este texto também foi publicado na coluna Auto News, do Jornal da Paraíba

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