sábado, 23 de abril de 2011

Ford doa motores e equipamentos para UFPB e UFCG

A Ford doou diversos equipamentos, como motores, transmissões e suspensões de veículos, além de estações de trabalho de design por computador, para utilização como material de apoio nos cursos de engenharia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A ação faz parte do Programa de Cooperação com Universidades mantido pela Ford.

Os equipamentos destinados à Universidade Federal da Bahia incluem dois motores RoCam 1.6 L, uma transmissão iB5, dois motores Duratec 2.0 L com jogo de ferramentas, uma transmissão automática, um sistema de ar condicionado completo e cinco estações de trabalho modelo Sunblade 2500.

A Universidade Federal de Campina Grande recebeu um conjunto completo de motor 1.6 Flex, transmissão, suspensão dianteira e traseira e diferencial do Fiesta RoCam Sedan, além de rodas e pneus. Para a Universidade Federal da Paraíba foram entregues um motor RoCam 1.6 L Flex completo com sensores, atuadores e transmissão, um motor diesel com transmissão, um motor diesel ISBe do caminhão Cargo 815, conjuntos de semieixos e homocinéticas e cinco estações de trabalho modelo Sunblade 2500.

As estações de trabalho são compostas de computadores e programas avançados de CAD e CAE, usados para o desenvolvimento virtual e simulação de testes em peças e sistemas de veículos. Os componentes de veículos serão usados pelos alunos para a montagem de protótipos destinados às competições da Associação de Engenheiros Automotivos (SAE), como a Fórmula SAE e Mini Baja, e material de estudo e apoio em trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica.

Parceria no ensino

“A parceria da Ford com universidades do Nordeste é uma forma de apoiar a formação de engenheiros e atrair novos talentos para a indústria automobilística. Por isso, temos como foco principal os projetos de iniciação científica”, diz Sérgio Câmara, gerente de Engenharia da Ford. Como parte do mesmo programa, a Ford promove a visita de estudantes de Engenharia da UFBA à fábrica de Camaçari, na Bahia, onde podem acompanhar a desmontagem de veículos e outras fases do trabalho contínuo de aprimoramento da qualidade e eficiência do produto.

“É muito importante esse apoio da Ford às universidades, com equipamentos que facilitam o aprendizado e permitem o contato dos alunos com novas tecnologias. É uma iniciativa excelente, enriquece o conteúdo dos nossos cursos de Engenharia e também motiva o conhecimento”, diz Ailton de Sousa Silveira Lima Jr., professor e orientador dos grupos Mini Baja e Fórmula SAE na UFBA.

Da assessoria da Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade