sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ford quer que seus carros economizem gasolina

Reduzir consumo e emissões não é fácil e o aperfeiçoamento de motores e câmbios pode não ser o suficiente para atingir as metas cada vez mais exigentes impostas pela legislação ambiental em todo o mundo. Um recurso extra para melhorar o desempenho energético dos carros é reduzir seu peso.

Assim como outras fabricantes, a Ford quer reduzir o peso de seus carros o mais rápido possível. A meta da empresa é eliminar em torno de 50kg de cada um de seus modelos nos próximos cinco anos.

Os engenheiros encarregados dessa missão não terão uma tarefa fácil. Assim como ocorre com os seres humanos, os carros estão passando por uma epidemia de “obesidade”, causada pelo acréscimo de novos equipamentos de segurança e conforto.

Para reduzir o peso dos carros há vários caminhos, como a substituição de componentes da carroceria feitos de aço, como capôs, paralamas e portas, por similares plásticos. Mas uma perda mais radical só será obtida, segundo especialistas, com o desenvolvimento de novas plataformas, envolvendo todo o projeto dos automóveis.

Da Fenabrave

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade